Porque é Que as Garrafas de Plástico Têm as Tampas Presas?
Se já compraste uma garrafa de água ou um refrigerante recentemente, deves ter reparado que a tampa vem presa por uma aba ao gargalo da garrafa.
Parece um detalhe pequeno, mas tem uma razão importante por trás: ajudar o planeta! Vou-te explicar tudo o que aprendi de forma simples.
Como e Porquê Começou Esta Ideia?
Tudo isto começou porque as tampas de garrafa são um dos pedaços de plástico mais encontrados nas praias e oceanos.
Elas são leves e fáceis de perder, acabando muitas vezes a poluir o ambiente ou a ser ingeridas por animais marinhos, como tartarugas ou pássaros, o que pode ser fatal para eles.
A União Europeia (UE) viu que isto era um problema sério e decidiu agir com a Diretiva (UE) 2019/904. Esta lei exige que as tampas fiquem presas às garrafas para evitar que sejam perdidas ou jogadas fora separadamente.
A ideia é que, se a tampa estiver sempre unida à garrafa, é mais provável que ambas sejam recicladas juntas, em vez de uma delas se transformar em lixo por aí
Desde Quando Está em Vigor?
Esta medida não aconteceu de um dia para o outro. A UE aprovou a diretiva em 2019, mas deu às empresas alguns anos para se adaptarem.
Algumas mudanças começaram logo em 2021, mas o prazo final para que todas as garrafas de plástico até 3 litros tenham tampas presas era Julho de 2024.
Portanto, se ainda não viste esta alteração em todas as marcas, é porque ainda estão a fazer a transição.
Porquê Só Garrafas Até 3 Litros?
A regra aplica-se apenas às garrafas de até 3 litros porque estas são as mais usadas no dia a dia. São aquelas que levamos para passeios, desporto ou deixamos no carro.
Como são as mais propensas a serem descartadas fora de casa, fazem mais sentido para esta regra.
As garrafas maiores, por outro lado, geralmente ficam em casa ou em contextos mais controlados, onde é menos provável que a tampa seja separada e largada.
E Vai Funcionar?
Ainda é cedo para dizer se vai resolver tudo, mas especialistas acreditam que pode fazer uma diferença grande. Se menos tampas forem parar ao mar ou às ruas, já é um ganho para o ambiente.
Esta é só uma das muitas ideias que estão a ser postas em prática para ajudar a reduzir a poluição de plástico, mas qualquer passo, mesmo pequeno, é um avanço positivo para proteger a natureza.
Já sabes, a próxima vez que te perguntares porque razão as garrafas de plástico têm as tampas presas, esta é a razão!